casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carta Aberta à comunidade xadrezística em Portugal

Carta Aberta à comunidade xadrezística em Portugal,

À Federação Portuguesa de Xadrez,

Olá a todos,

venho por este meio expressar a minha indignação pela decisão expressa nos Regulamentos para as Competições por equipas 2009 - 2010 que ditam o facto da Associação Académica da Amadora I jogar a 3ª Divisão.

Antes de mais, quero reforçar a ideia que tal decisão foi expressa apenas e só, de forma indirecta, num regulamento de prova. Ou seja, até à data, não tenho conhecimento de nenhuma comunicação endossada à Associação Académica da Amadora revelando qualquer decisão. Ou seja, as coisas são feitas como sendo um dado adquirido sem apelo nem agravo. Independentemente da avaliação e aplicação que façam do Regulamentos de Competições, penso que seria adequado que tais comunicações fossem expressas de forma conveniente e atempada. Se esta é a forma de comunicação permitida – e apenas e só exigida, lamento.

Cheguei no final da época passada – desconhecendo até muita coisa – à condição de tentar ajudar a Associação Académica da Amadora ainda a tempo de se tentarem todos os esforços e mais alguns para que fosse possível a participação da equipa na 1ª Divisão. Para isto? A Direcção fez um grande esforço financeiro – em tempos conturbados para ela mesma – de forma a que não se acabasse com o Xadrez, com cerca de 3 000€!

Pergunto: o “famoso” regulamento serve só posteriormente? Então e o ponto 5, do “tal” Artigo 36º diz: “PARA INSCRIÇÃO (…)”. Fico por aqui na citação. Então quer dizer que a inscrição foi permitida ilegalmente, é isso? Ou seja, poderá alguém chegar à conclusão de que foram coniventes, de forma consciente, com uma inscrição ilegal por parte da A. A. Amadora para que existisse um aproveitamento financeiro da participação da mesma e a própria competição não saísse prejudicada? Ainda estava em regime transitório, é isso?! Em Agosto de 2009 estavam à espera de que regime transitório – já depois dos Campeonatos Nacionais de Jovens? Muito suspeito, quando já tantas dúvidas e tanta polémica existia à volta do novo formato da 1ª Divisão! Não? Para finalizar este ponto, recordo até, que muita gente comentava que a 1ª Divisão nem se iria realizar de tal forma que os clubes nem se iriam escrever, apesar de não ter sido isso que aconteceu… então, - e provavelmente porque - todos pensaram como eu: “que seja”, TEMOS que inscrever o clube na competição em causa para que o mesmo não fique EM CAUSA DESPORTIVAMENTE por causa de uma tomada de posição (individual, de quem esteja a dirigir a equipa) – se é que me fiz entender!?

A insensatez, vai ao ponto de nem sequer na 2ª Divisão constarmos! Não cumprimos com o ponto 5… desportivamente descemos de Divisão – de forma justa, nada a considerar e… agora 3ª Divisão “com eles”?! Isto é absurdo, para além de insensato e de uma profunda falta de respeito “desportivo-financeira”! Devo acrescentar, que nesta época (2009 – 2010), a Associação Académica da Amadora teve 2 Campeões Distritais de Lisboa e um Vice-Campeão – sim, porque ainda não entendi que história era essa dos “regionais”, perdoem-me a ignorância – nomeada e respectivamente nos escalões Sub-10, Sub-12 e Sub-14 (Luís Teixeira, Vasco Sousa e João Pedro Meira). Tivemos 7 jovens nos Distritais deste ano e de futuro – porque estamos a apostar na formação – esperamos ter mais. Isto não é formar de “papel”! Para “encher chouriços” e cumprir de forma hipócrita com eventuais regulamentos absurdos! E eu só posso falar daquilo que tem passado por mim desde que cheguei ao clube e não para trás. Isso, remeto – eventualmente - para a minha Direcção. Sinto-me obrigado a invocar coisas as quais – como já referi mais do que uma vez – não concordo. Falo portanto, do ponto 7: “Uma equipa que tenha sido promovida à 1ª Divisão ou com direito de permanência, mas não tenha cumprido os requisitos estipulados no ponto 5 deste para inscrição na época seguinte, jogará na 2ª Divisão se cumprir com o estipulado para esta no ponto 6, ou na 3ª Divisão; “Ou”… na 3ª Divisão? Expliquem-me isto. O ponto 6 diz: “Para inscrição de um [um quê? – pergunto eu. Ah, clube!] no Campeonato da 2ª Divisão existem as seguintes condicionantes: participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior de pelo menos 8 jovens diferentes, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é feita com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0 jovens; época de 2009-10: 4 jovens).” Em que época estamos? 2009-2010, ou é impressão minha?! Confesso que todo este assunto me transtorna e neste momento não devo estar a possuir de toda a lucidez possível para avaliar com exactidão estes absurdos pontos deste absurdo regulamento. Mude-se este Regulamento! Nunca concordei com regras hipócritas que possam ser contornadas de forma leviana e pouco verdadeira. Este regulamento é um exemplo disso. Pelo que me é dado a parecer… Estamos na Época 2009-2010, ainda não tivemos Nacionais de Jovens, a Associação Académica da Amadora desceu desportivamente à 2ª Divisão e… porque é que não tem direito de constar nela?

Exorto aos demais clubes e jogadores, pela vossa solidariedade de actuação e opinião pelo que a Associação Académica da Amadora também está e estará disponível para discutir os assuntos de forma séria e verdadeira bem como ajudar ao máximo para que o Xadrez se desenvolva como modalidadee como comunidade, tendo em conta sobretudo, a formação junto dos jovens, no seu desenvolvimento pessoal e desportivo.

Saudações xadrezísticas,

Edgar Álvares Pereira

(Coordenador da Secção de Xadrez da Associação Académica da Amadora)

27 comentários:

Zé Povinho disse...

Outra queixa ?!

Então... tu queres lá ver que não são os elementos da Casa do Xadrez que são mau feitio e "deita abaixo" ?!?!?!?
Epá... tu não me digas que há mesmo um problema no Reg. das Competições da FPX ! :o

Epá... que chatice, pá!

Afinal... a Casa do Xadrez só começou a queixar-se do problema, um bocadinho mais cedo do que os outros... Foi só isso?! :o

Afinal... aqueles 2 ou 3 "palhaços de merda" que andavam a ofender e a caluniar sem prova algum a Casa do Xadrez mas que nunca tiveram a decência e nunca foram Homens para se identificarem, não faziam "puto" do que estavam a dizer !
Para esses "palhaços": vão-se encher de moscas, pá!
:(

Anónimo disse...

É uma vergonha! Mudem esse regulamento.

Anónimo disse...

Este pessoal da Casa do xadrez e dos outros dois clubes criticos que por aqui escrevem até metem raiva e nojo!

Não fazem nenhum pelo xadrez,só alimentam polémicas e ainda se sentem injustiçados por serem punidos por incumprirem os regulamentos que há muito estavam definidos!

Os regulamentos são para cumprir caros senhores!

É melhor irem viver para uma republica das bananas onde não haja regras e regulamentos a cumprir, e cada um faça o que lhe der na cabeça!

Anónimo disse...

Este anónimo é mais um dos atrasados mentais que anda pelo xadrez. Não consegue ver além das palas que além do que vê à frente (FPX) há muito mais xadrez. Não são 3 clubes ó idiota. São cerca de uma dezena onde estão nomes como a EDP, Académica da Amadora, Sport Faro e Benfica, Feijo, Ginásio de Odivelas.
O xadrez portugues é rico para descartar estes clubes. Vivam os jovens! Viva a formação. Vivam os dinheiros envolvidos.

Anónimo disse...

Oh atrasado mental das 12:06 !!!
Na republica das bananas vivemos nós ! Esse é que é o problema !!! Raiva e nojo metes tu e gajos como tu ! Aprendiz de Socrates...
Sua beeeeesta !

Victor Ferreira disse...

Oh anónimo das 1206 tu também foste um dos atrasados mentais que aprovou um regulamento ilegítimo? Só tens mesmo merda na cabeça e por isso nem te identificas energúmeno!

Rini Luyks disse...

É realmente notório a cobardice nestes comentários anónimos.
Homenzinhos com burqas virtuais a tapar os focinhos e os tomates muito pequeninos... :)

Sobre a carta aberta de Edgar Pereira: concordo com ele que o poder de comunicação da FPX deixa neste caso muito a desejar, a história da conturbada participação da AA Amadora na 1ª divisão 2009 e as consequências merecem esclarecimento em DIÁLOGO e de preferência o mais rapidamente possível.
Edgar diz: "Só posso falar daquilo que tem passado por mim desde que cheguei ao clube e não para trás" e tem razão nisso. No entanto, não posso deixar de reparar que nesse período "para trás" em 2009 as equipas de AA Amadora tiveram um comportamento desportivo pouco exemplar:
- a segunda equipa podia ter influenciado gravemente a classificação final da 2ª Divisão C ao comparecer com apenas dois jogadores na penúltima ronda contra a Univ. dos Açores, o nosso (GX Alekhine) principal concurrente na luta pela promoção à 1ª Divisão;
- na Taça de Portugal a primeira equipa cometeu uma falta de comparência colectiva sem aviso contra a equipa de Vale e Cambra,
- em geral: as condições de jogo para as equipas visitantes no Pavilhão da Amadora foram uma vergonha. Inesquecível (pelas piores razões) o que o GX Alekhine lá passou no jogo pela Taça de Portugal (post blogue O Gato de Alekhine, 2 de Junho 2009).
Curiosamente, que eu saiba, a FPX não tomou medidas punitivas (justificadas) por causa destas situações...

Antonio Russo disse...

Ainda gostava de saber o que é que estes gajos que vêm acusar os outros de nada fazer pelo xadrez, fazem...
O que se vê pelo País fora, salvo raras excepções são torneios de "cordel". Formação, vê-se pelos resultados.Estamos cheios de GM's jovens. Salvo uma ou duas excepções que aparecem por trabalho individual, o resto é um panorama desolador. E vem esta gente dizer que trabalha em prol do xadrez?
O que fazem? Organizam os nacionais de jovens em que a grande maioria não devia passar dos distritais? Ou será pelos milhares de euros, que tanta falta fazem ao xadrez, que gastam? Será este o instrumento de medida?
Ter um clube aberto, sem apoios de qualquer espécie, a participar consecutivamente na 2ª Divisão não é fazer nada pelo xadrez? Alguma vez esta gente viu a C.X. dar uma falta de comparência? Ou será que os Orgãos directivos da FPX são compostos por 5000 jogadores?
É tempo desta gente que se esconde atrás do anonimato dizer o que entende por : "trabalhar em prol do xadrez".
E que a definição é muito importante! MESMO MUITO!
Trabalhar em prol do xadrez é fazer aprovar 1 regulamento exclusivo e que mexe com toda a estrutura dos clubes (obrigando-os a fazer o trabalho que compete à FPX, e ás Associações, e que foi aprovado por 25 % (!!!) dos associados? É isso?
Ou será que uma medida deste tipo não exigiria, no mínimo por uma questão de decência, que fosse aprovado por 2/3 dos associados?
Ou jogar fora do tabuleiro e excluir as equipas que nas 64 casas e com mérito provaram merecer jogar a 1ª ou 2ª divisão ?
É isso "trabalhar em prol do xadrez" ?
Ou será que "trabalhar em prol do xadrez" é deixar a FPX cheia de dívidas, sem qualquer torneio de nível internacional, destruir a única prova credível que existia, e que se chamava Campeonato Nacional por Equipas?
Seria interessante de uma vez por todas que assumissem essa definição.
A Casa do Xadrez, trabalha em prol do xadrez há muito. Paga pontualmente todas as taxas devidas. É credor inclusive da FPX.
Ajudou e cedeu instalações disponibilizando material DECENTE para se realizarem Distritais.
Recebe os seus adversários cordialmente, com aguas, toalhas, tabuleiros de madeira, etc...
(tudo pago pelo clube e dos seus jogadores sem apoio do erário público)
Ou será que "trabalhar em prol do xadrez" é carregar tabuleiros para os senhores doutores não sujarem as mãos?
Que interessante seria definirem o "trabalhar em prol do xadrez"...
Certamente para alguns é mais: DESTRUIR O XADREZ !

Anónimo disse...

bom, sem querer entrar pelos campos dos insultos ao anónimo, aprendemos todos alguma coisa nos últimos tempos: não são só os políticos que têm pessoas para ir pôr comentários nos blogues comentários favoráveis às suas ideias: no xadrez também há, pelos vistos, disso. o anónimo das 12h06 é uma prova

Anónimo disse...

Chefe dos criticos,Sr.António Russo,
"trabalhar em prol do xadrez" é permitir que o senhor tenha o tabuleiro e as peças á sua frente para jogar uma competição e permitir que haja essa competição!
Talvez como você (e também alguns dos seus outros colegas de equipa!) sempre tiveram o tabuleiro á sua frente e nunca o montou para os outros e como também a organização de qualquer competição que jogue nunca passou por si,talvez seja desnecessário falar mais consigo de "trabalhar em prol do xadrez".
O seu trabalho em prol do xadrez é assinar criticas na Lusoxadrez e mais nada.
Outra assunto,se estão muito contentes com a carta do sr.Edgar Pereira (que até uma criança de 10 anos redigia uma carta mais explicita!),devo lembrar-lhes que esse mesmo senhor só arranjou problemas onde passou no xadrez até hoje (até uma ameaça de agressão a um jovem pacifico como o Hugo Lima Santos,este senhor proporcionou numa competição!)e até já ESTEVE PROIBIDO DE ENTRAR NAS INSTALAÇÕES DA ACADÉMICA DA AMADORA!
Outro coisa senhor Rini Luyks,ainda bem que o senhor tem magnificas infra-estruturas para a prática da modalidade e sabe o que lhe digo:
Deixe-se de palavras e passe aos actos e disponibilize o senhor essas infra-estruturas á prática da modalidade!

Por fim,desejo as maiores felicidades a lista presidida pelo sr.Jorge Ataíde Coelho Antão,porque esta lista engloba verdadeiras pessoas que passaram dias e noites seguidos a matarem-se para vocês terem uma competição e criticarem!!
á lista dos meninos do 10ºano das escolas do Porto digo-vos para estudarem primeiro e um dia pensem em ser candidatos a algo tão desgastante como membro federativo.
E para acabar,uma palavra ao arruaceiro(informe-se acerca de todos os problemas que esse "senhor" já causou em nacionais jovens passados e as folhas rasgadas após a perda de partidas,etc) do Rúben Elias-secretário dessa lista de miúdos! Como joagador,és dispensável em qualquer torneio por só arranjares problemas em TODOS OS TORNEIOS COM TODA A GENTE,mas pelo que te conheço, em algumas coisas poderias mais valia para a estrutura de qualquer direcção fpx.

Só que há muito que preferiste lamber as mãos a este clube chamado Casa dos criticos do xadrez só por eles divulgarem os teus vídeos,em vez de procurar trabalhar com quem trabalha!
Agora ao seres o secretário dos meninos da mama,mostras o quanto estúpido e anormal és! E não rasgues mais folhas!!

Anónimo disse...

Sou o ultimo que comentou e esqueci-me de fazer uma pergunta: Porquê que os senhores da Casa dos críticos do xadrez não fazem parte de nenhuma lista?

Pois é,mandar pedras é mais fácil que trabalhar.

Assim sem fazerem nada,podem sempre fazerem-se depois de coitadinhos por não terem cumprido os regulamentos!

Um dia que tenha de ir jogar á vossa sede para qualquer jogo,vou aparecer com duas horas de atraso e vou querer jogar!

Vocês falar-me-ão de regulamentos que já ditam a falta de comparencia,mas dir-vos-ei que não concordo com tal regulamento e pronto!
Cada um fará o que quer conforme vocês querem fazer isto uma bandalheira onde ninguem cumpre os regulamentos!

Victor Ferreira disse...

Eu até sou tido como uma pessoa cordata mas estes anónimos metem nojo mesmo!Dantes ainda era possível ser filho de pais incógnitos! Hoje e aqui, na expressão de comentários, já os filhos são incógnitos também! Devo dizer-lhe sr. anónimo que você nunca terá hipóteses de ir jogar nas instalações da Casa do Xadrez porque o sr. sabe lá o que é essa modalidade! Fala fala mas o que fez pelo xadrez? Dê a cara para se lhe erigir uma estátua se for caso disso!Quanto àquilo que disse se por um mero acaso lá fosse e chegasse atrasado sem justificação seria penalizado sim! São as regras do xadrez universalmente reconhecidas e não aquelas que mentecaptos aprovaram para tentarem favorecer os padrinhos ou os afilhados,já não sei! Com tantos anónimos parecem mesmo "afilhados"!

Antonio Russo disse...

UM RATO SERÁ SEMPRE UM RATO (1)

Como o sr. anónimo vive certamente num grande centro e não sabe nada do que diz, a não ser bajular o poder instituído, talvez fosse bom informar-se primeiro.
Claro que não vê frequentemente membros da Casa do Xadrez em Lisboa. As viagens custam dinheiro, e não nos basta apresentar despesas ou passar o cartãozinho electrónico nas portagens. Sabe, pagamos TUDO do nosso bolso!
Para já, o chefe dos críticos como o Sr. lhe chama, dá o nome, e assina o que escreve, coisa que o Sr. não faz.
Na verdade, a cobardia de se esconder atrás do anonimato para tecer considerações pessoais já define a sua pessoa.
Nada que eu ache estranho! A maioria vive assim das bajulações, das migalhas que vão caindo, do abanar o rabo perante o poder, do servir de carne para canhão para a prática dos maiores desmandos. O que se chama integrar o rebanho! São os que nada assumem, nem sequer o nome. Moços de recados!
Sabe, nós cá no clube, pagamos a um arrumador de tabuleiros, por isso certamente não sabemos o que é organizar nada.
Aliás o clube foi o Onassis que nos deu um patrocinio, e temos vivido disso. Os Distritais que foram efectuados na nossa sala, também foi o arrumador de tabuleiros que montou o cenário.
Sabe, somos um clube milionário, que tudo o que montamos e a estrutura que criamos é trabalhar para o golfe, para as damas, ou para o snooker.Para o xadrez não é, segundo diz. Como se o movimento associativo vivesse sem os clubes, e não fosse essa a única razão da existência de outras organizações.
Na sua interpretação, trabalhar para o xadrez é carregar tabuleiros, ou organizar competições.Tudo o resto para si não é trabalho. Mas olhe que nunca o vi por Alpiarça a fazer nada. Se se refere ao Campeonato Nacional por Equipas, que é a base da polémica, explique-me bem o que faz de útil porque aí somos nós a carregar tabuleiros e os "grandes trabalhadores" limitam-se a recolher e coligir resultados, com a elevada rapidez de um cágado. Mal dessa competição se não fossem os clubes! Já agora saiba que foi este tipo que não faz nada pelo xadrez que propôs há uns anos que se passasse a enviar os resultados por mail, em vez de ser por papel (como queriam) e com não sei quantas assinaturas, que eram obrigatórias, mas ninguém conferia.
Tenho pena que as suas limitações óbvias não lhe permitam ver que a generalidade dos xadrezistas não aprovaram, nem concordam com o clausulado aprovado por 1/4 dos delegados das Associações Distritais, e com abstenção da maioria.
Como é fácil aprovar coisas em Portugal! Não é? Cerca de metade dos delegados não comparecem, e numa votação a maioria abstem-se (porque não tem opinião) e permite que uma proposta de exclusão passe a lei.
Relembro-lhe: 22 votos a favor,( Porto, Braga, Aveiro) 23 abstenções ( Lisboa, Setúbal, Faro, Santarém) ! Num total de 45 votos, de um universo de 87 votos...

António Russo disse...

UM RATO SERÁ SEMPRE UM RATO (2)

Um dos que se abstiveram nunca mais apareceu, e teve de ser demitido em Assembleia geral...porque nem sequer apresentou a demissão.
Evidentemente que calculo que esteja a falar com alguém que nunca soube o que era xadrez, e nem se apercebe das implicações que este regulamento terá.
Para começar, as equipas despromovidas, expulsas, ou como lhe quiser chamar, estão no lote provavelmente das 20 ou 30 equipas nacionais com mais valor. Exclua as equipas que contratam GM's estrangeiros e não arranja em termos de qualidade muitas equipas PORTUGUESAS que levem a competição a sério como o Odivelas, a EDP, a Casa do Xadrez, a Academica da Amadora I e II, ou tenham historial como o Feijó ou o S.Faro e Benfica.
Possivelmente o que pretende é mesmo baixar o nível e mover-se à vontade na mediocridade.Uma formula já gasta e usada por todos os mediocres.
Ter equipas como apanhamos o ano passado na 2ª Divisão que nem sabiam apontar uma partida, porque os tabuleiros não estavam numerados. São essas as famosas "competições" que organizam e que arremessam como o Vosso "grande trabalho" em prol do xadrez? Se é isso, dispenso-o bem.
Depois, usa o espaço de um clube que você pelos vistos não gosta e desdenha, para denegrir pessoas que nem sequer pertencem à Casa do Xadrez. Mais uma prova da sua cobardia e criancice!
Conhece as pessoas, nada como lhe dizer isso cara-a-cara. É isso que fazem os homens com "H" grande!
Meu caro, seja muito feliz nessa sua tarefa de bajulador ou abanador de rabo.
Nesta Casa prezamos a frontalidade, a amizade, a dignidade, e com FPX ou sem FPX quem joga xadrez há mais de 30 anos continuará a jogar por mais alguns.
Passe bem, e deixe de ser um rato. Assuma-se como pessoa. Seja digno!

António Russo

Antonio Russo disse...

UM RATO SERÁ SEMPRE UM RATO (3)

Queria escrever apenas uma correcção:

Não responsabilizo a Direcção da FPX pela aprovação deste regulamento de exclusão.
Nem sei sequer se o actual presidente da FPX concorda.
Nenhuma Associação do Sul votou favorávelmente.
Os responsáveis chamam-se: Porto, Braga, Aveiro.
Como se vê, é uma aprovação de âmbito nacional e não regional, ou talvez não!

Anónimo disse...

Carissimo,

« (...)Um dia que tenha de ir jogar á vossa sede para qualquer jogo,vou aparecer com duas horas de atraso e vou querer jogar! »

a. Será sempre bem vindo ! Assim como todos os que já lá se deslocaram !

b. Tenho a certeza que qualquer um dos presentes o vai receber com um sorriso e vai aceitar de imediato o seu convite para jogar, com todas as condições e simpatia;

c. Mesmo que aparece à hora do jantar, aposto consigo que essa malta da Casa o vai por à vontade! Se quer jogar e manda-se vir jantar para a sala ou se quer ir jantar e depois jogar - sempre !


« (...) Vocês falar-me-ão de regulamentos que já ditam a falta de comparência,mas dir-vos-ei que não concordo com tal regulamento e pronto! (...)»

a. sim, poderão falar-lhe disso, mas será só para lhe recordar que tal existe... e será sempre "meio na brincadeira". Porque o pessoal quer mesmo é jogar xadrez ! :)
E quando disser que não concorda com os reg., aposto que essa malta se vai ir consigo (e não de si)!!!

Vão acabar sentados, a jogar e ao mesmo tempo a discutir o assunto, se quiser...

b. e, se ainda for capaz de se "aguentar", até podem os jogos ser acompanhados por um belo tinto da zona ! Pode ter a certeza ! Na Casa, o visitante é que manda !

c. claro que se for um prova oficial, não se pode beber... é dos regulamentos. MAS... se não concordar, de certeza que vamos todos resolver o caso a bem !

d. nenhum visitante saiu, alguma vez, de lá chateado! (a não ser eventualmente por ter perdido o jogo...)

e. pelas suas afirmações é claríssimo que não conhece nenhumas das pessoas da Casa do Xadrez e que com certeza, nunca lá foi.
Porque todos os que já foram jogar oficialmente ou não, sabem que estas duas afirmações suas não se aplicam à malta da Casa do Xadrez.

cmpts e apareça ! À confiança ! :)

Anónimo disse...

A lista B é a aposta na continuidade, ou melhor na mediocridade!

Anónimo disse...

"A lista B é a aposta na continuidade, ou melhor na mediocridade!"

...e na continuação do artº 36 do regulamento de competições!

Edgar Pereira disse...

Olá a todos novamente,

para além dos comentários que tenho verificado aqui no blog sei que há muito mais gente que não concorda com todas estas coisas que estão a ser feitas. Agradeço àqueles que manifestaram solidariedade de opinião, inclusivamente àqueles que responderam a certos comentários... há e sempre haverá quem pense de maneira diferente e por mais respeito que eu queira ter por opiniões divergentes é complicado para mim. Não tenho nada contra quem não queira dar a cara, está no seu direito, assim como estão no seu direito todos aqueles que pensam de forma diferente - que são claramente poucos... mas quem opina de forma anónima deveria pensar - na minha forma de ver as coisas, que a sua opinião teria mais peso. E pensem: qual é o problema? Quais poderiam ou poderão ser as retaliações? Pior ainda que todas estes problemas que o xadrez tem vindo a atravessar? Quem queira discutir certas questões e/ou se queira mobilizar, aqui está o meu contacto 96 518 48 46, disponham sempre que queiram. Não me quero afastar da questão importanto - e não afirmando que o tenhas feito (Marinus Luyks) - antes mesmo de ter entrado para coordenador da secção da A. A. Amadora (Julho 2009) - já partilhava da mesma opinião sobre algumas das questões que apontaste. Lá está... isso já são "contas de outro rosário" e não me vou alongar muito mais porque não estão directamente envolvidas com a questão (acho eu). Um abraço a ti, já não te vejo há algum tempo e aos demais xadrezistas amigos

Edgar Pereira disse...

Agradeço muito - e não queria que isto ficasse esquecido - à casa do xadrez por ter publicado esta Carta Aberta, coisa que mais ninguém o fez até à data a não ser o "Ala de Rei". Novamente, muito obrigado!

P.S. - Quero com isto dizer que - não pretendo ofender ninguém, 1º ponto - espero que não o façam comigo também (2º ponto) e que a Carta Aberta foi enviada para mais "locais": FPX, AXL, AXP e Xadrez 64... o Xadrez 64 dignou-se a responder-me, sob a pessoa de Dominique Cross mas aponta, até à data e reconsideração em contrário, que não é - o site - apologista de publicar Cartas Abertas... quanto muito um link. Respeito mas não entendo. E não vou querer ser maldoso ao ponto de referir que, curiosamente - depois de todas estas questões, ou seja:hoje - verifiquei que o mesmo - Dominique Cross - consta numa das listagens das Eleições da F.P.X. ... pois acredito no seu carácter de isenção bem como o do site Xadrez 64. Até ver...

Edgar Pereira disse...

Esqueci-me apenas e só de apontar uma coisa ao Anónimo de 27 Fev. 00:35 que pode não se identificar mas já está mais do que identificado. Só quem não quer raciocinar um pouco é que não sabe quem é. Continua com o seu baixo nível a tentar disfarçar certas coisas com outras que não têm nada a ver com a questão. É assim que se faz quando se é cobarde, mesquinho e ignorante. Não fujo a NADA nem a NINGUÉM e assumo tudo o que faço e tenho feito na vida. Quer contactar esse mesmo jovem Hugo Lima Santos para saber o que ele tem a dizer de mim, assim como o seu pai, com quem já tive oportunidade de falar, quer via telefone, quer pessoalmente? Marque o dia e a hora, convoque-se quem quiser e onde quiser que é para ficar completamente esclarecido PARA TODA A GENTE, os infelizes assuntos que tentou invocar. Até ver... tente manter um pouco a compustura e não levantar falsos testemunhos, para tentar descredibilizar, aquilo que de BEM DIFERENTE se está a discutir e eu me veja obrigado a perder a minha e levante mais um pouquinho o véu sobre quem se esconde por detrás do anónimato. Só lhe quero recordar do seguinte: sabe o que são Hackers? Sabe o que são endereços de IP's e entende um pouquinho de linguagem de programação? Ou será que não fui suficientemente explícito como a criança de 10 anos que falou?

Anónimo disse...

Boas,

Ora ainda bem q vejo esta manifestação toda em redor do "bendito" regulamento. Só peca é por tardia...mas não é por falta de aviso...e depois o pessoal q avisa é q é o mau !!!

Volto a sugerir o q sugeri, convoque-se uma assembleia geral ou lá o q for preciso, com o objectivo de alterar o aludido artigo 36...Não sei o q é preciso para convocar uma tal AG ou se é aí q deve ser alterado o regulamento, mas quem souber o caminho a seguir, que o divulgue para q possa ser seguido...

RIPADAS

Quem tem telhados de vidro... disse...

Afinal, afinal... terá sido o ataque feito ao blog "Casado Xadrez" há uns tempos, simples coincidência ?! ou... motivado por ciumes ?! ou... será que havia ainda outra razão de ser ?!?!

A ler e reflectir:

http://aladerei.e-xadrez.com/2010/02/27/a-informacao-no-xadrez64-e-a-as-eleicoes-para-a-federacao-portuguesa-de-xadrez/

Anónimo disse...

Oh Rúben,também não gosto de ti nem um pouco (mas isso sou eu e quase toda a comunidade xadrezistica que te conhece!) por todos os problemas que já causaste (especialmente quando entras em apuros de tempo)e por isso não me espanta nada os ataques pessoais a que és alvo.

Mas mesmo assim reconheço uma coisa em ti:Capacidade de acrecentar valor a uma associação ou federação.

És jovem,tens iniciativas (algumas ineditas),tentas motivar os outros a jogar e tiveste a coragem de fazer parte de uma lista.

Por tudo isto,poderias fazer mais do que te juntares a pessoas como os criticos destas clube.
Assim,pareces as velhas á janela a falar mal de toda a gente,tal como eles sempre o foram!
É que esta gente sentam-se á mesa para jogar e reclamam com tudo,mas vê-los a trabalhar,"tá quieto oh preto!".

Mas como foi isto que preferiste,agora aguenta-te ás bocas (que é o que também tens feito ultimamente com esta gente) dos que não te gramam.

E olha que com tantos a não te gramarem,acho que vais passar maus bocados se todos aqueles com quem já foste incorrecto abrirem a boca!

E sabes que mais,tu não conheces esta gente da Casa do xadrez,porque se os conhecesses o estilo deles de "velhas á janela" a falarem mal de tudo e todos,já os tinhas mandado para o caralho como injustamente já fizeste a quem trabalha para existir xadrez.

Quiseste lamber-lhes as maozinhas para eles divulgarem os teus videos,agora aguenta-te!

Pedro Lobo disse...

O lambe-botas volta ao ataque. Não rebate um único argumento apresentado nem pelo pessoal da Casa do Xadrez, da Amadora ou do S.F.Benfica e limita-se a fazer ataques pessoais ao Rúben, ao António Russo, ao Edgar. Faz lembrar a mãezinha que foi assistir ao juramento de bandeira do filho, e quando ele marchava ao contrário, o filho é que ia bem, e os outros 999 praças iam mal. Pessoal da Casa do Xadrez e outros clubes, deixem de responder a idiotas, que a vida deles é mesmo praticar a arte.

Victor Ferreira disse...

Tens toda a razão Pedro Lobo! Não vale a pena responder aos filhos da puta e o anónimo das 1133 do dia 1 de Março é-o, tanto no sentido lato como no restrito.Para mim está conversado, porque eu não falo com gentalha dessa!!

Rúben Elias disse...

"Pessoal da Casa do Xadrez e outros clubes, deixem de responder a idiotas" por Pedro Lobo.

Só resta fazer minhas as palavras do senhor Pedro Lobo porque em minha opinião,isso era a unica coisa sensata que se poderia fazer.

Responder-se a um anónimo só faz sentido quando se responde a ideias!

As boas ideias não precisam de estar assinadas para terem valor e sou apologista de que ideias anónimas educadas merecem resposta.

A questão é que este senhor ou esta senhora-há quem me garante que é uma senhora!- não se identifica e não lança nenhuma ideia,mas sim ataques pessoais.

Nesse caso,por uma questão de equidade para com os visados,posso-lhe pedir que escreva o seu nome no fim dos seus comentários de ataques pessoais?

Ou será que saberei isso de outra forma pelo seu endereço Ip?

Em suma,não vou insultar o anónimo porque por muito que eu lhe diga de mal,estarei sempre a falar de um anónimo,enquanto você usa os nossos nomes para nos enxuvalhar.

Não havendo iguladade nesta luta,não a vou a combater mais,por isso fale o que quiser de mim!

Quando quiser debater o artigo 36º do regulamento de competições,eu responde-lo-ei.
Quando me quiser insultar cara a cara, eu também o reponderei seja da forma que for.

Agora assim,fale sozinha cara pessoa anónima!

É que talvez você até seja anónima exactamente por já ter sido tão criticada abertamente por tanta gente (por você já ter feito tanta merda no xadrez)que até tenha vergonha de assinar o seu nome.

Responderei a cada provocação que já me fez quando se identificar.

Até lá,fale sozinha, porque compreendo que seja quem é,tenha vergonha de assinar o que quer que seja...


ASS:Rúben Elias