casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 21 de junho de 2008

Camp. Nac. 2ª Div. - Zona B - Resultados 9ª Sessão


Disputou-se a 9ª e última sessão do C.N.Equipas da 2ª Divisão zona B. Afinal não precisámos da manutenção administrativa.
Este, seria um jogo dramático (o "mata-mata" do Scolari) se os regulamentos não tivessem sido alterados.
Recebemos o Montemor-o-Velho e encerramos com chave de ouro a participação 2007/2008 . Ganhamos 2,5-1,5 deixando de fora os "habitués " 1º, 2º e 3º tabuleiros.

Pedro Diogo (1901 FPX) - Jorge Egas da Cruz ( 2070 FIDE) : 1/2 - 1/2
Bruno Moreira (1895 FPX) - Pedro Neves (1929 FIDE ) : 1 - 0
António Russo (1837 FIDE) - Pedro Cardoso (1980 FPX) : 0 - 1
Luís António ( 1665 FIDE ) - Artur Lemos Silva ( 1815 FIDE) : 1 - 0

Acabou por ser uma jornada muito positiva, para além do resultado, senão vejamos:

O Montemor-o-Velho, à excepção do 2º tabuleiro tinha por tabuleiro mais 150 pts de Elo.
No 2º tabuleiro jogava o Campeão Nacional Sub 14 e Campeão Distrital de Coimbra (absoluto) ,um jovem em progressão.
O Pedro Diogo fez este ano Bloco FIDE, e este bom resultado (empate) contra o Jorge Cruz veio confirmar o seu excelente bloco.
O Bruno Moreira faltava-lhe 1 jogo para fazer bloco FIDE, e nada melhor que uma vitória contra um FIDE. Corria o risco do Montemor não apresentar um jogador FIDE no 2º tabuleiro, mas dada a ausência do Manuel Martins, tudo se conjugou para cumprir o seu objectivo.
O Russo perdeu, mas não tendo o Pedro Cardoso ELO FIDE, acabou por não mexer na sua pontuação.
O Luís António, com um ELO claramente sub-valorizado, acabou por recuperar mais uns pontinhos, mercê da sua vitória sobre o Artur Lemos Silva.
Para o ano há mais, quiçá com uma 2ª equipa a disputar a 3ª Divisão.

.

5 comentários:

Rini Luyks disse...

Caros colegas,

Entendo o vosso gáudio, mas não posso deixar de lamentar a descida de CX Montemor. Em todos os paises "civilizados" (acha para a fogueira!) os criterios de desempate são: 1º pontos de match, 2º pontos de tabuleiro, 3º resultado entre as equipas empatadas. Só em Portugal há inversão de 2º e 3º! Na Holanda seria a Casa do Xadrez a descer. Quem beneficiou muito foi a Alverca por causa da vitória na secretária contra EDP senão desciam eles, com justiça digo eu! Isto pode parecer "choro de carpideira", porque assim também o meu clube GX Alekhine ficava a frente da TAP e subia...

Anónimo disse...

Entretanto já fui corrigido, com o novo sistema da competição percebi que Montemor não desce, ainda bem! Nós (GX Alekhine) fomos lá bem recebidos com compreensão pelo nosso atraso.

Anónimo disse...

Olá Marinus,

Sim, é verdade. O sistema mudou e só o Torres Novas desce. O Montemor "safou-se", tal como nós ! ;)

Cumprimentos.

Xeque-ao-rei disse...

O sistema holandês também não seria perfeito se aplicado cá. Nos últimos 2 anos o Elvas sempre que se deslocava ia com uma equipa de nível de Distritais, excepto quando se deslocou a Alpiarça que trouxe o seu nº 1 (que nunca mais jogou....). Resultado, as equipas nossas concorrentes ganhavam por 4-0 e faziam-nos passar as passas dos Algarves (ou ser Allgarve??) para a manutenção, mercê do seu desempate, enquanto nós perdíamos à tangente com a equipa principal. Enfim... não há sistemas perfeitos

Anónimo disse...

Olá
O Marinus Luyks pode concordar com qq sistema de desempate que exista e discordar dos restantes!! Tem é de ter cuidado com as afirmações que faz, porque seja qual for o critério de desempate adoptado dentre aqueles que foram apresentados quer nos ditos Países civilizados quer naqueles que o não são a Casa do Xadrez nunca desceria,ainda que se mantivesse o critério de descerem os 3 últimos classificados! Atente-se à classificação final e digam qual o critério que quereriam utilizar para fazer descer a Casa do Xadrez!! O sermos "menos simpáticos", não conta, evidentemente!!. O pertencermos a um País "incivilizado" talvez possa contar para alguns efeitos mas até nisso eu tenho dúvidas que possamos envergonharmo-nos perante outros ditos "civilizados"!! Nos critérios de acolhimento somos bastante "civilizados"! Talvez até demais!!